segunda-feira, 19 de setembro de 2011

10 dicas para uma viagem mais sustentável


Pequenos cuidados e planejamento garantem a sustentabilidade da viagem.



Com maiores facilidades para viagens e preços mais acessíveis, cada vez mais pessoas se tornam turistas. Ainda assim, o turismo é uma das ações mais poluentes do mundo, principalmente considerando as emissões de transporte. Por isso, confira dicas para ter uma viagem mais sustentável:

1. Use as mesmas roupas de cama e banho enquanto permanecer no hotel. Caso o próprio hotel não tenha um serviço para isso, avise na recepção que não quer que as peças seja trocadas.

2. Quanto viajar com mais pessoas, vá num carro só. Porém, quando a viagem será feita por apenas uma pessoa, considere outros meios de transporte, como ônibus ou trens.

3. Faça malas leves. Essa ação fará com que os veículos gastem menos combustível para percorrer o mesmo espaço.

4. Leve seus próprios produtos de higiene para os hotéis. Os produtos disponibilizados pelos estabelecimentos em pequenas quantidades consomem muita embalagem. Quando, porém, você utilizar esses produtos apenas parcialmente, leve o restante com você, já que eles serão jogados fora se permanecerem no hotel.

5. Cuide com o Ecoturismo. Apesar de ter esse nome, uma série de ações farão ele ser sustentável ou não. Por isso, cuide quando for fazer passeios em reservas: tente passar desapercebido, sem retirar ou deixar nada no local. É importante também não sair das trilhas organizadas, o que pode prejudicar o meio ambiente.

6. Opte por viajar nas baixas temporadas. Assim, além de a viagem ser mais barata, você evitará as grandes aglomerações de pessoas nos pontos turísticos, o que ajuda a diminuir a quantidade de congestionamento e, consequentemente, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases do efeito estufa.

7. Não esqueça de tirar os aparelhos da tomada da sua casa quando viajar. Aparelhos em stand-by também gastam energia.

8. Se tiver a assinatura de jornais ou revistas e for viajar por um tempo prolongado, suspenda a entrega do produto. Você provavelmente não irá ler todas as edições perdidas quando voltar de viagem e todo o papel será descartado. Outra opção é avisar um amigo ou vizinho, que pode recolher e ler o material.

9. Utilize meios de transporte coletivo, ande de bicicleta ou caminhe na cidade que você está visitando. Além de poder conhecer melhor o local, você poluí menos o meio ambiente.

10. Cuidado com seu lixo. Aprenda como o lixo é separado no local e descarte o material corretamente.

Para mais informações, confira o Passaporte Verde, documento feito pelo WWF para viagens mais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário